
Pontes e Estradas Romanas


Fotografias: Espírito de Aventura

PONTE ROMANA
Esta ponte foi construída no período Romano. Localizada sob a ribeira de Manhouce, esta ponte possui apenas um arco pleno de volta inteira e guardas reconstruídas. Pensa-se que tenha sido construída entre o século II a.C. e o século I d. C., integrando a Estrada Imperial, denominada por Via Cale, que ligava Emerita Augusta (Mérida) a Bracara (Braga), passando por Viseu.
PONTE DA BARREIRA
Tal como a Ponte Romana, pensa-se que a Ponte da Barreira esteja compreendida entre os finais do século II a.C. e o início do I d.C. No entanto, a actual é uma restauração da edificação existente, que sofreu obras nos finais do século XVII, continuando a fazer a ligação entre o interior e o litoral de Portugal.
Trata-se de uma ponte em granito, de quinze metros e meio de comprimento, de um só arco robusto de volta perfeita, assente em alicerces rochosos. Para além disso, apresenta guardas de pedras aparelhadas, com orifícios quadrangulares nas laterais do intra-dorso do arco.
Desde 1990 que a Ponte da Barreira está classificada como Imóvel de Interesse Público.
CALÇADA ROMANA
Manhouce era atravessada por uma via romana que, saindo do Porto, passava por ali, rumo a Viseu.
Sensivelmente a meio caminho entre as duas cidades, esta aldeia era local obrigatório de pernoita de recoveiros e almocreves que por lá passavam e estabeleciam o intercâmbio sócio-cultural entre as gentes do litoral e do interior.