top of page

Cantares de Manhouce

O grupo “As vozes de Manhouce” é a continuação do Rancho Folclórico de Manhouce, formado em 1938, aquando do concurso da aldeia mais portuguesa. Ao longo dos anos, com alguns interregnos e alterações, o grupo foi continuando com o objetivo de divulgar as tradições do povo manhoucense, sobretudo no que respeita ao traje e à música.

Do seu repertório fazem parte cantigas tradicionais da sua terra, que têm como principal característica serem cantadas a três vozes: o baixo, o raso e por riba, normalmente sem acompanhamento musical. Estas vozes serranas cantam modas religiosas e profanas, cantigas de trabalho, de romaria, de festa e de amor. Há cantigas para as várias épocas do ano como o Natal, a Páscoa, a Primavera, entre outros.

EM TEMPOS ANTIGOS...

Fotografias de Eduardo Ferrão

NOS DIAS DE HOJE...

Fotografias de: Adriana Boiça Silva e Reginaldo Quirino

VEJA TAMBÉM

0_sete.png

"Em Manhouce as mulheres salvaguardam uma expressão musical a três vozes, em movimento paralelo, legada da sociedade agrária tradicional em que as suas avós viveram. Consideram que este repertório musical é uma parte importante da cultura local e, por isso, ativamente zelam pela sua memória e transmissão, em contextos formais e não formais. O canto a vozes é um importante elemento de coesão social, unindo gerações diferentes e migrantes, ex-migrantes (e os seus familiares, por vezes falantes de outras línguas) e a comunidade residente. Participam idosas ao lado das suas netas, manhoucences ao lado de luso-descendentes."

1200px-Logo_Continente.svg.png

O Grupo "As Vozes de Manhouce" participou no anúncio de Natal do Continente, em 2020.

Sugestão

bottom of page