
Trajes
Rancho Folclórico de S.João da Serra
OS NOIVOS




HOMEM:
O noivo usa fato preto (ou castanho), composto por uma camisa de linho branca, um colete, uma gravata e um casaco. Na cabeça, usa chapéu de feltro preto.
MULHER:
A noiva veste uma saia de pregas preta, com uma barra de veludo ou fitilhos pretos paralelos, calções e um saiote com bicos em renda. Usa uma blusa de linho branca, com rendas, podendo utilizar por cima, um casaco. Sobre a cabeça, enverga um elegante véu. Na cinta, utiliza um lencinho branco do lado direito. Nos pés, meias e chinelas.
Ramos, xailes ou guarda-sóis, eram adereços bastante utilizados em dias de casamento.

O NOIVO
António Rodrigues
A NOIVA
Sofia Rodrigues
------------







OS CEIFEIROS




No traje de trabalho, as roupas são mais gastas. Os tipos de tecidos usados são sempre tecidos mais baratos e modestos, como chitas, entre outras sobras.
HOMEM:
O ceifeiro usa camisa e calças mais gastas e ao pescoço, um lenço tabaqueiro vermelho. Na cabeça utiliza um chapéu de palha ou até um chapéu de feltro mais gasto e rompido. Nos pés usa tamancos ou botas, podendo andar também descalço.
MULHER:
A ceifeira veste uma saia rodada, um saiote simples e um avental. Na cinta, traz uma corda e uma "seitoira", utensílio usado no trabalho do campo. Na cabeça, utiliza um lenço de um tecido simples e modesto ou um lenço de lã, com ou sem chapéu de palha.
A blusa é de chita, de abrochar atrás, isenta ou (quase de decoração).
Geralmente, a mulher do campo anda descalça ou utiliza tamancos.

O CEIFEIRO
Leandro Dias
A CEIFEIRA
Tânia Pinheiro
------------









OS DOMINGUEIROS




É no traje domingueiro (também chamado traje de festa e Romaria) de S. João da Serra que também podemos ver as influências da beira mar muito presentes.
HOMEM:
O domingueiro usa camisa de linho, com colarinho sem bicos, de abrochar à frente. Pode utilizar colete ou não, podendo este estar abotoado ou solto. No pescoço utiliza também um lenço tabaqueiro vermelho, tão característico desta região.
As calças são castanhas ou pretas.
Usa chapéu de feltro preto ou castanho.
Na cinta, utiliza uma faixa preta que é apertada ao lado, ao contrário das mulheres, que aperta atrás. Nos pés usa sapatos, botas ou chancas.
MULHER:
A domingueira utiliza um chapéu de veludo e pluma que usa sobre um cachené, ou seja, um lenço que é pousado ou atado atrás da cabeça, de lã ou até de ceda, caso se tratasse de uma moça com mais posses.
Usa blusa enfeitada com rendas, podendo ser de encaixe à frente, de “abrochar” ao meio, ou de alçapão, de abrochar à banda, com largas mangas de punhos com folhos e elásticos.
A saia é das mais diversas fazendas, enfeitada com fitilhos e/ou barra de veludo. Na cinta, utiliza uma faixa de lã preta e, do lado direito, um lencinho branco.

O DOMINGUEIRO
Tozé
A DOMINGUEIRA
Armanda Ferreira
------------




